terça-feira, 26 de maio de 2009

O programa de cotas nas universidades para estudantes indígenas, a demarcação de terras indígenas (sobretudo a Reserva Raposa Serra do Sol)

O programa de cotas nas universidades para estudantes indígenas, a demarcação de terras indígenas (sobretudo a Reserva Raposa Serra do Sol) e o tratamento dispensado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) às populações indígenas isoladas foram elogiados no fórum que a Organização das Nações Unidas (ONU) está realizando em sua sede, em Nova York. A informação é do senador João Pedro (PT-AM), que participou do evento a convite da Coordenadora das Organizações indígenas da Bacia de Amazônica (Coica).

- O fórum está mostrando como a questão indígena está viva e tem importância para etnias espalhadas por todo o mundo. Somente no Brasil, que tem uma população indígena estimada em 700 mil pessoas, existem 220 povos indígenas. O fato de termos demarcado 12,9% do nosso território para populações indígenas também virou referência internacional - afirmou João Pedro.

O senador pelo Amazonas também destacou a importância de os Estados Unidos terem voltado a participar das discussões sobre a questão indígena depois de alguns anos. Ele disse que a decisão do governo Barack Obama de liberar recursos para a educação e a saúde indígenas foi elogiada pelos participantes do fórum. Por outro lado, João Pedro lamentou que, no Canadá, haja denúncias de violência praticada contra mulheres indígenas.

Roberto Homem / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: