sexta-feira, 10 de julho de 2009

Índios ocupam área no Paraná e reivindicam direito de posse

Índios ocupam área no Paraná e reivindicam direito de posse
Plantão | Publicada em 06/07/2009 às 19h15m
Gazeta do Povo
atualização Rosy lee Brasil
Comentários
CURITIBA - Aproximadamente 300 famílias de índios caingangue da Reserva Apucaraninha, no norte do Paraná, estão acampados desde o fim da semana passado em áreas de fazendas e sítios próximas a Tamarana. Eles reivindicam direitos sobre a posse dessas áreas, que eram terras indígenas e teriam sido loteadas pelos governos estadual e federal na metade do século. Os índios devem ficar acampados na região até estar definido um posicionamento da Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com uma das líderes da comunidade, Gilda Kuita, a comunidade indígena pede há muito tempo o que eles chamam de "devolução" das terras.

- Nossos velhos sempre nos disseram que aquelas terras são dos índios. Por isso estamos querendo aquilo que é nosso direito, de acordo com a documentação - explicou.

Ela afirmou que os indígenas possuem alguns documentos comprovando a posse das terras. Gilda afirmou que a luta pela posse da terra é longa.

- É uma longa história. Os governos da época da colonização foram tirando a terra dos índios para poder colonizar. Então o governo mesmo demarcou uma determinada área, que foi loteada posteriormente para fazendeiros e sitiantes - disse.

Eles prometem permanecer no local até que a situação seja resolvida.

- Não queremos brigas nem violência com os fazendeiros, mas vamos ficar até a Funai tomar alguma providência e vir fazer a demarcação - afirmou.

Segundo os indígenas, a legislação brasileira reconhece, há pelo menos 200 anos, que os índios tenham posse das terras que tradicionalmente ocupavam. Entretanto, ainda conforme a comunidade indígena, a União e o governo do Paraná reduziram a área das terras. Gilda não soube precisar a totalidade da área ocupada atualmente, mas afirmou que algumas terras em Tamarana são direito dos índios.

- Agora a nossa população está aumentando e a área que estamos ocupando está ficando pequena - disse.

Ivan Rodrigues, integrante da Comissão Nacional de Política Indígena, explicou que documentos e mapas antigos apontam como propriedade dos índios uma área maior que a ocupada atualmente.

- Os mapas e documentos revelam que a terra era indígena e foi loteada pelo governo federal e estadual ao longo do tempo - disse Rodrigues.

Ele afirmou que já houve promessas, há alguns anos, de que a demarcação da terra igual aos documentos e mapas originais seria realizada.

- Vamos convocar algum representante de Brasília para ver essa questão - afirmou.

O administrador da Funai em Londrina, Mário Jacintho, foi procurado mas ele não estava na sede da instituição durante a tarde e não tem telefone celular. De acordo com a Polícia Militar (PM) de Tamarana, a ocupação ocorre sem violência e com tranquilidade.

quem diz que Indio não e´ Progamado?Progamas de Indio

A sexta edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Estado do Ceará acontece até o próximo domingo (12), em Pacatuba, a 33 km de Fortaleza. 612 índios de 17 etnias distribuídas em 13 municípios estão inscritos nas disputas de oito modalidades esportivas tradicionais.

No estádio municipal Alberto Sobrinho - Betão, e no Açude do Piripau, serão disputadas as provas de corrida de tora, arremesso de lança, arco e flecha, queda de braço, cabo de guerra, canoagem, triathlon revezado e futebol.

O evento visa: fomentar o resgate, a proteção e o incentivo às manifestações esportivas e culturais do índio; integrar o índio à comunidade em geral; garantir a participação indígena às práticas esportivas características; e promover o intercâmbio entre os povos indígenas, conforme o artigo 17 da Constituição Federal.

As características indígenas são preservadas e estimuladas com a realização dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), e, este ano, com apoio da Prefeitura de Pacatuba. Hoje, no Estado, a população indígena é estimada em mais de 22 mil índios.

Para a sexta edição do evento, os índios Tapeba, de Caucaia, chegam com a maior delegação esportiva com 100 atletas e defendem o bicampeonato geral da competição. No ano passado, em Monsenhor Tabosa, ganharam quatro dos 13 troféus disputados no triathlon revezado (fem/masc), arremesso de lança (fem) e futebol (fem). Os Pitaguary de Pacatuba asseguraram o segundo lugar com vitórias nos Arco e Flecha e Cabo de Guerra.

ETNIAS CONFIRMADAS:

1. JENIPAPO KANINDÉ – AQUIRAZ
2. KANINDÉ - ARATUBA
3. PITAGUARY – MARACANAÚ
4. PITAGUARY - PACATUBA
5. POTIGUARA - CRATEÚS
6. POTIGUARA - MONSENHOR TABOSA
7. TABAJARA – MONSENHOR TABOSA
8. GAVIÃO – MONSENHOR TABOSA
9. POTIGUARA - NOVO ORIENTE
10. POTIGUARA - TAMBORIL
11. TREMEMBÉ - ITAREMA
12. TABAJARA - CRATEÚS
13. TABAJARA - QUITERIANÓPOLIS
14. TABAJARA-KALABAÇA - PORANGA
15. TAPEBA – CAUCAIA
16. ANACÉ – CAUCAIA
17. KANINDÉ - CANINDÉ

PROGRAMAÇÃO DOS VI JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS

Sexta-feira (10)
Local: Estádio Municipal Alberto Sobrinho - Betão
8h - Corrida de Tora
9h às 16h - Futebol
15h - Arremesso de Lança
16h - Arco e Flecha

Sábado (11)
Local: Açude do Piripau
7h30 - Triathlon revezado
9h - Canoagem

Local: Estádio Municipal Alberto Sobrinho - Betão
12h às 17h - Futebol
15h - Arco e Flecha
16h - Arremesso de Lança

Domingo (12)
Local: Estádio Municipal Alberto Sobrinho - Betão
9h às 11h - Futebol




Mais informações:
Ívila Bessa
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
(85) 3101.4415 (85) 8732.1976
www.esporte.ce.gov.br

Fim do Fator Previdenciario

Arnaldo Faria de Sá protesta na Câmara contra enrolação na votação do Fator Previdenciário
Qui, 09 de Julho de 2009 11:04 Agência Trabalhista de Notícias O deputado federal Arnaldo Faria de Sá, do PTB de São Paulo, em discurso no Plenário da Câmara nesta quarta-feira (08/7), disse que as lideranças governistas estão tentando inviabilizar a votação de projetos de interesse dos aposentados. Segundo Arnaldo, não só o projeto que extingue o Fator Previdenciário tem sofrido o boicote da base de apoio ao governo, mas também a votação do veto do presidente Lula ao reajuste dos aposentados e do projeto de lei 4.434, que está na Comissão de Finanças e trata da recomposição dos benefícios previdenciários de forma permanente e futura, dando um prazo de cinco anos para a Previdência Social poder atender aos reclamos da categoria.

“Há inúmeros trabalhadores preocupados com essa proposta do Fator Previdenciário que está na Comissão de Finanças há mais 18 meses, mas uma solução não é dada. Fala-se em Fórmula 95, Fórmula 85, mas o que os aposentados e pensionistas querem é uma definição em geral. E essa definição depende muito mais dos trabalhadores da ativa do que de quem já é aposentado e pensionista. Deveria haver uma luta dos sindicatos dos trabalhadores da ativa e das centrais para pressionar e acabar com esse maldito Fator Previdenciário, que prejudica o aposentado. Quando entra na aposentadoria, perde o trabalhador cerca de 30% a 40%, de forma permanente, para a vida toda. Se for mulher, o prejuízo é maior ainda e pode chegar a 50%. Há uma insensibilidade total”, afirmou Arnaldo.

O deputado petebista afirmou que há muitos meses que os projetos que interessam aos aposentados estão parados no Congresso, e sequer se consegue que o projeto do Fator Previdenciário seja aprovado na Comissão de Finanças para ser levado para a Comissão de Constituição e Justiça. De acordo com Arnaldo Faria de Sá, com tanta enrolação para se votar os projetos que beneficiam os pensionistas, os aposentados acabam morrendo sem ter a expectativa de poder usufruir dos benefícios previdenciários que foram conquistados devido a uma vida de trabalho e dedicação.

“É indecente o que acontece hoje, um aposentado ganhar um salário mínimo depois de ter contribuído por 30 ou 35 anos, sendo mulher ou homem e aquele que não contribuiu recebe o mesmo salário mínimo. Não podemos continuar admitindo essa irresponsabilidade, que é do Executivo, mas também é do Congresso. Temos o poder de fazer alguma coisa e até agora não fizemos. Estamos desrespeitando inclusive o Estatuto do Idoso, que é uma lei que já votamos e que garante essa situação a favor do aposentado e da pensionista. Essa luta nós levaremos de forma permanente, contínua para o segundo semestre, exigindo que se trate com respeito o aposentado e a pensionista”, afirmou Arnaldo Faria de Sá.

Ao finalizar seu discurso no Plenário da Câmara, o deputado Arnaldo Faria de Sá conclamou que os parlamentares tivessem responsabilidade com as causas dos aposentados.

“Todo deputado e deputada têm um pai e uma mãe e por eles deve pensar nessa situação, a não ser que seja filho de chocadeira, aí não tem pai nem mãe e não está preocupado com o que aconteceu. É uma falta de respeito, uma falta de atenção, uma falta de consideração com as pessoas que esperam que esta Casa, que é a caixa de ressonância da sociedade, possa fazer alguma coisa em prol de um aposentado, de uma pensionista, que ganhava outrora, 4, 5, 6 salários mínimos e está ganhando hoje menos de 2 salários ou 1,5, muitos deles ganham até 1 salário mínimo. Parece que a cada ano que passa está se repetindo aquela profecia de que a Previdência queria que todo mundo ganhasse 1 salário mínimo”, finalizou o deputado do PTB de São Paulo.

Por Rosy Lee Brasil :É absurdo o que estão fazendo com todos aposentado e pensonista numa situaçaõ como esta como ensentivar para contribuimos com á Previdencia se no futuro não temos garantia ,ex:aqueles que contribuiram 3,sálario minimos hojé estão recebendo um sálario minimo e mais ontem foi comemorado o dia dos Herois da Revolução de 32 á pensão VitalisaLei3988/83 Art57 não tem aumento desde2006 Os aposentado e pensonista da Revolução de 32 estão ganhando menos que um salario minimo 450 reais é um desrepeito com todos nos. Todos aposentados e pensionistas que è contra o fim do fator previdenciário. Não percam a oportunidade de se expressarem. Falem com o vizinho, com o porteiro, com o trocador do ônibus, com o caixa do super mercado, enfim, falem com todos e todos aqueles que tem blog ,orkut,faça como eu entre tambèm nesta Luta . Faça Valer seus direito .Constituinte , "Democracia é Direito de Todos ,não para quem convem". entre www.fimdo fator previdenciario.com.br