segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Belo Monte -Minc diz que licença para Belo Monte sai em fevereiro Seg, 18 de Janeiro de 2010

Minc diz que licença para Belo Monte sai em fevereiro Seg, 18 de Janeiro de 2010 20:24 Atualizado RoSy Lee BRASIL
SÃO PAULO, 18 de janeiro de 2010 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse hoje que a licença ambiental para a construção da Usina de Belo Monte, no Pará, deverá ser concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no mês que vem. A expectativa era que a licença para a obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, fosse concedida em outubro do ano passado.

A demora na concessão da licença gerou críticas do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que chegou a dizer que estava "mendigando" a licença para o Ibama.

Hoje o ministro Carlos Minc, disse que, desde que está no cargo, há um ano e oito meses, tem buscado agilizar o processo de licenciamento ambiental, ao mesmo tempo em que amplia o rigor da avaliação do Ibama.

A Usina de Belo Monte será construída no Rio Xingu, no Pará, e terá capacidade para gerar mais de 11 mil megawatts de energia elétrica. Segundo o Ministério de Minas e Energia, Belo Monte será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, ficando atrás apenas da chinesa Três Gargantas, que tem capacidade de gerar 22.400 megawatts, e de Itaipu, que fica na fronteira entre Brasil e Paraguai e que tem capacidade para 14 mil megawatts. As informações são da Agência Brasil.
(Redação - Agência IN)

Tags: Energia Elétrica Saneamento e Meio Ambiente ENERGIA MEIO AMBIENTE

Minc diz que licença de usina de Belo Monte sai em fevereiro

Minc diz que licença de usina de Belo Monte sai em fevereiro
Usina será construída no Rio Xingu, no Pará.
Problemas ambientais foram resolvidos, afirma ministro.

Da Reuters

atualizado Rosy Lee Brasil
saiba mais
Falta 'muito pouco' para licença de Belo Monte, diz Minc Sting reencontra Raoni em SP e pede mais diálogo sobre usina de Belo Monte Belo Monte ainda pode iniciar geração em 2014, diz diretor da Aneel Índios protestam no Xingu contra usina de Belo Monte
--------------------------------------------------------------------------------
A licença ambiental inicial da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), deverá ser concedida em fevereiro pelo Ibama, informou nesta segunda-feira (18) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.



"A expectativa é que no início de fevereiro seja resolvido, porque os grandes problemas ambientais foram sendo resolvidos durante o processo de licenciamento", explicou Minc a jornalistas após assinatura entre a Petrobras e a Gás Verde para uso do gás produzido no Aterro de Gramacho, no Estado do Rio de Janeiro.



Segundo Minc, o projeto original de Belo Monte poderia extinguir mais de 100 espécies de peixe. "O licenciamento é um processo no qual o objetivo principal é aperfeiçoar o projeto, e isso está sendo feito", disse.



Tanto o ministro como o colega da pasta de Minas e Energia, Edison Lobão, aguardavam a licença ambiental para novembro e chegaram a anunciar que isso ocorreria, o que poderia viabilizar em 2009 o leilão da usina que terá capacidade de gerar 11 mil megawatts. Sem a licença, o leilão ficou para o primeiro semestre de 2010, ainda sem data marcada.



"Faltaram vários complementos (para conceder a licença em novembro)... Os últimos complementos que a Eletrobrás deu foi na semana passada, ligados a parte de volume de água da usina", afirmou Minc, lembrando que o projeto original previa 4 usinas e o atual apenas uma.

Não fui eu que fiz esta postagem estou com dificuldade de denuciar perspectativando.blogspot.com/.../biscoitinho-da-sorte-ii.html por uso indevido do

Perspectativas: Biscoitinho da Sorte II4 meses atrás. Rosy lee Brasil Povos Indigenas e Tribais · Homem É Tudo Palhaço. Mostrar 10 Mostrar todos. Bons links ...
perspectativando.blogspot.com/.../biscoitinho-da-sorte-ii.html - 8 horas atrás
Não fui eu que fiz esta postagem estou com dificuldade de denuciar perspectativando.blogspot.com/.../biscoitinho-da-sorte-ii.html por uso indevido do nome do meu blog Rosy lee Brasil Povos Indigenas e Tribais grata .