terça-feira, 2 de junho de 2009

No próximo dia 7 de junho acontece a Flor da Palavra e Rock na Rua de Tefé

Flor da Palavra em Tefé (AM) revive o uso underground das ruas
Por Zezta Internacional 01/06/2009 às 20:27




por CMI BRASIL No próximo dia 7 de junho acontece a Flor da Palavra e Rock na Rua de Tefé. A utilização de ruas centrais da cidade para a realização de shows alternativos das bandas underground e a prática de skate é uma tradição em Tefé, através da realização de eventos chamados "Rock na Rua". Nesta Flor da Palavra, a rua será uma "zona liberada" para a menifestão e união dos mais variados movimentos culturais de juventude (hip-hop, capoeira, grafite, teatro, zines, artesanato, movimento indígena, etc). Começando às 13h na rua 7 de setembro, os movimentos poderão ainda usar a rádio livre Xibé para transmissões em 106,7 FM. Leia a I Declaração da Flor da Palavra e Rock na Rua de Tefé:

"Quando Colombo e seus seguidores chegaram à América, tratou os índios como bandidos sanguinários e as índias de prostitutas. Como podia ser possível tal julgamento, se na América não existiam esses tipos europeus? Aos olhos dos cristãos, uma vez que os/as indígenas não se encaixavam nos "bons modos" de comportamento da elite européia, somente poderiam ser considerados/as próximos/as dos animais, assim como as crianças, os criminosos e as prostitutas, o que justificava que fossem exterminados/as, escravizados/as e violentadas. Eles não eram capazes de imaginar a existência de sociedades com outras culturas, outros saberes, outros "bons modos.

Após 500 anos, o grande arauto da "superioridade" não é mais o cristianismo, mas a Ciência e a Tecnologia. No lugar de Colombo, quem chega a nossas comunidades é a TV, o rádio, a escola, a universidade. Trazem os valores da cidade: trabalhar por dinheiro, gastar com mercadorias industrializadas, e assim "valorizar-se" contribuindo para o círculo infernal da economia que almeja a expansão impossível. Quem não se encaixa nos saberes e valores urbanos é expulso, desclassificado, reprovado, humilhado, segregado pelos diversos filtros sociais que definem a hierarquia da cidade.(...)"

Leia a ínterga da I Declaração da Flor da Palavra e Rock na Rua de Tefé

Pesquisas abordam a segregação da juventude em Tefé

Outros editoriais da rede Flor da Palavra: O caminhar perguntando do Caracol de Caratateua e os novos ajuris(Belém 2009) | Voluntárias alugam "casa base" no Outeiro para o ajuri do Caraco (Belém 2009) | Feliz 2009: participe do ajuri do caracol de Outeiro | Flor da Digna Raiva (Cidade do México 2008) | Flor do direito à moradia (Curitiba 2008) | Flor das mulheres indígenas (Tefé 2008) | Flor em assentamento do MST (Maringá 2008) | Pré-Flor da Palavra Curitiba e Floripa (2008) | Flor da Vila Pescoço (Tefé 2008) | Flor Casa das Pombas (Brasília 2007) | Flor Indígena (Tefé 2007) | Flor Punk (Brasília 2006) | Flor Anti-Calderón (Marília 2006) | Flor dos Movimentos Rurais (Tefé 2006) | Flor Sampa (2006) | Flor Rizoma de Rádios (Campinas 2006)



(continuação)

"(...)Em cidades como Tefé, os bairros mais recentes, aqueles habitados por ribeirinhos e indígenas e seus descendentes, são vistos como "pobres". Quando alguém diz que é uma "favela", aspira a uma cidade em que esses bairros não existam. Não se referem apenas às dificuldades que estas populações sofrem com saneamento, educação, emprego e segurança, mas ao gosto artístico, arquitetônico, aos saberes e mitos do mundo rural. É todo um mundo mágico da floresta dentro da cidade que precisa desaparecer, como se os moradores da cidade necessitassem apagar as marcas do próprio passado, dos ancestrais que de alguma forma culpam pela "derrota" para as forças da modernidade.

Estes grupos e localidades urbanas são vistas como "pobres" porque teriam menos acesso aos serviços e rendas da cidade, mas contam com vantagens tipicamente rurais: caçam, pescam, roçam e possuem importantes redes de solidariedade. A cidade tende a destruir estes "bons modos", e em troca oferece a posição subalterna em seu próprio modo de ser inspirado nas grandes urbes capitalistas.

A cidade ataca estas populações sobretudo violando a sua juventude: seus meninos e meninas são tratados como "bandido" e "prostitutas", independentemente de participar ou não de gangues e do comércio do amor. Se for menino, é "galeroso", se menina, "prostituta", merecendo por isso toda sorte de humilhações, negligências, desprezos, espancamentos, estupros e, por fim, a punição pelos pecados de toda a sociedade urbana.

Garotas de todos os grupos sociais vão a festas e se divertem, mas as meninas do interior é que são as "quengas" ou "putas". Meninos de todos os grupos sociais gostam de brigas, mas os que trazem costumes do interior e seus descendentes é que são os "galerosos", e precisam ser eliminados para se acabar com o crime. São como Cristo, pagando pelos pecados de todos.

O preconceito pesa tanto que até destrói famílias, jogando pais e mães contra filhos e filhas, e a auto-estima da meninada, que passa ao desprezo de si mesma e à auto-destruição. A violência generalizada é sacramentada com a violência do próprio Estado que, através de prisão, tortura ou reprovação escolar, sela a superioridade imperial, colonial, da cidade sobre a floresta.

É assim que alguns meninos e meninas, sem outras perspectivas, acabam mesmo empurrados para a autodefesa das gangues ou a sobrevivência na venda dos próprios corpos. Porém, a juventude também tem outras táticas: grupos de dança, hip-hop, bandas de rock, grafite, capoeira, artesanato, teatro, jornais alternativos, skate, rádios livres... a própria juventude vem criando alternativas para se fazer escutar, para ser os autores/as de sua experiência coletiva, dançarinos/as da cidade polifônica onde um dia em festa poderão caber todos e todas.

É esta juventude que faz ecoar suas vozes entrelaçadas na Flor da Palavra e Rock na Rua deste domingo, 7 de junho de 2009, na rua 7 de setembro, revivendo o tradicional espaço do rock underground de Tefé (AM). O espaço e o tempo deste evento é seu: traga e mostre sua arte, sua palavra!"