quinta-feira, 18 de junho de 2009

Marina Silva é premiada na Noruega por sua luta pela Amazônia

RSS O Portal de Notcias da Globo

17/06/09 - 19h03 - Atualizado em 17/06/09 - 19h03

Marina Silva é premiada na Noruega por sua luta pela Amazônia
Prêmio Sophie foi entregue por ministro norueguês.
Distinção foi criada pelo escritor Jostein Gaarder.

Da Efe






Foto: Divulgação A senadora Marina Silva recebe prêmio em Oslo. (Foto: Divulgação) A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PT-AC) recebeu nesta quarta-feira (17), na Noruega, o Prêmio Sophie de Meio Ambiente por sua luta pela preservação da Amazônia.

Marina recebeu a distinção das mãos do ministro do Meio Ambiente norueguês, Erik Solheim, numa cerimônia em Oslo.

No ato, também esteve presente Nina Drange, presidente da Fundação Sophie, instituição que desde 1997 entrega a honraria, criada pelo escritor norueguês Jostein Gaarder ("O Mundo de Sofia") e sua mulher, Siri Dannevig.

Marina foi anunciada como vencedora do prêmio, de US$ 100 mil, em 1º de abril. Segundo a Fundação Sophie, ela foi escolhida por seu "compromisso com a defesa da Floresta Amazônica".

Os jurados que votaram na ex-ministra também destacaram o fato de a ativista e política ter dedicado a vida à região e de o "trabalho, a coragem e os resultados" obtidos por ela serem "incomparáveis".

Eles lutam pela retomada de suas terras

16.06.2009 | 09h34

Atualizado por Rosy Lee Brasil Protesto: índios bloqueiam BR-101

Eles lutam pela retomada de suas terras

Gazetaweb - com colaboração de Renée Le Campion

Atualizada às 10h35

Cerca de mil índios das tribos Kariri Xocó e Kaxangó reivindicam, nesta terça-feira (16), um esclarecimento sobre as terras demarcadas há oito anos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Com o apoio de alguns sindicatos, eles bloquearam a BR-101, que liga Sergipe à Alagoas, com pneus e troncos e dançam o toré, um ritual indígena. O trânsito na região está bastante congestionado.

Segundo Aldo Sobreira, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de São Miguel dos Campos, os posseiros ameaçam retirar a demarcação de terra feita pela Funai, pois afirmam que não foram pagos na época.

“Estamos apoiando o protesto dos índios, a ‘confusão’ está tão grande que a qualquer momento pode acontecer um conflito. Que a Funai cumpra com a sua obrigação e pague o que deve aos posseiros” – declarou.

O Sindicato dos Trabalhadores em Órgãos, o Sindicato dos Funcionários Públicos de São Miguel, o Sindicato da Polícia Federal e o Centro Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) também participam da manifestação e dizem que só vão liberar a pista quando a situação for regularizada.