quinta-feira, 18 de junho de 2009

Eles lutam pela retomada de suas terras

16.06.2009 | 09h34

Atualizado por Rosy Lee Brasil Protesto: índios bloqueiam BR-101

Eles lutam pela retomada de suas terras

Gazetaweb - com colaboração de Renée Le Campion

Atualizada às 10h35

Cerca de mil índios das tribos Kariri Xocó e Kaxangó reivindicam, nesta terça-feira (16), um esclarecimento sobre as terras demarcadas há oito anos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Com o apoio de alguns sindicatos, eles bloquearam a BR-101, que liga Sergipe à Alagoas, com pneus e troncos e dançam o toré, um ritual indígena. O trânsito na região está bastante congestionado.

Segundo Aldo Sobreira, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de São Miguel dos Campos, os posseiros ameaçam retirar a demarcação de terra feita pela Funai, pois afirmam que não foram pagos na época.

“Estamos apoiando o protesto dos índios, a ‘confusão’ está tão grande que a qualquer momento pode acontecer um conflito. Que a Funai cumpra com a sua obrigação e pague o que deve aos posseiros” – declarou.

O Sindicato dos Trabalhadores em Órgãos, o Sindicato dos Funcionários Públicos de São Miguel, o Sindicato da Polícia Federal e o Centro Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) também participam da manifestação e dizem que só vão liberar a pista quando a situação for regularizada.

Nenhum comentário: