16.06.2009 | 09h34
Atualizado por Rosy Lee Brasil Protesto: índios bloqueiam BR-101
Eles lutam pela retomada de suas terras
Gazetaweb - com colaboração de Renée Le Campion
Atualizada às 10h35
Cerca de mil índios das tribos Kariri Xocó e Kaxangó reivindicam, nesta terça-feira (16), um esclarecimento sobre as terras demarcadas há oito anos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Com o apoio de alguns sindicatos, eles bloquearam a BR-101, que liga Sergipe à Alagoas, com pneus e troncos e dançam o toré, um ritual indígena. O trânsito na região está bastante congestionado.
Segundo Aldo Sobreira, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de São Miguel dos Campos, os posseiros ameaçam retirar a demarcação de terra feita pela Funai, pois afirmam que não foram pagos na época.
“Estamos apoiando o protesto dos índios, a ‘confusão’ está tão grande que a qualquer momento pode acontecer um conflito. Que a Funai cumpra com a sua obrigação e pague o que deve aos posseiros” – declarou.
O Sindicato dos Trabalhadores em Órgãos, o Sindicato dos Funcionários Públicos de São Miguel, o Sindicato da Polícia Federal e o Centro Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) também participam da manifestação e dizem que só vão liberar a pista quando a situação for regularizada.
Risco de banho de sangue na Amazónia
-
Há um risco iminente de confrontos violentos na região da Amazónia, no
Brasil, a não ser que o governo proteja os territórios tradicionais dos
povos indíge...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário