sexta-feira, 17 de abril de 2009

sexta-feira, 17 de Abril de 2009

Público lança edição especial gratuita no Dia da Terra
diario digital

O jornal Público vai assinalar o Dia da Terra (22 de Abril, quarta-feira) com uma edição especial gratuita dedicada à energia verde em Portugal.
Será feito um balanço do que mudou no nosso país desde 1990, ao nível da produção e consumo de energia, «fruto de mais consciência ambiental, novos interesses económicos e preocupações com as alterações económicas», segundo o noticiado em comunicado.

A edição propõe-se responder a questões como «o país rendeu-se às renováveis?» ou «O que mudou nas nossas casas, nos nossos carros, nas nossas cidades, nas escolas e no comércio?».

O caderno especial vai estar centrado em dez perguntas «essenciais», que serão respondidas com breves histórias de 1990 e uma reportagem sobre 2009, no sentido de estabelecer uma comparação entre as duas datas. O Dia da Terra foi criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto ao nível nacional contra a poluição, contando com a coordenação de Dennis Hayes. Foi no ano 1990 que o resto do mundo adoptou o dia 22 de Abril como Dia da Terra, promovendo um impulso significativo aos esforços de reciclagem e de protecção do meio ambiente.

Semana dos Povos Indígenas


Semana dos Povos Indígenas
Marcelo Manzatti, São Paulo (SP) · 17/4/2008 09:47
1
overponto Exposições, filmes, palestras, debates, mostras de artesanato para celebrar o Dia do Índio
Diversas atividades comemorativas ao Dia do Índio (19 de abril), acontecerão a partir desta quarta-feira, dia 16, em Brasília, na denominada Semana dos Povos Indígenas 2008. A realização é dos ministérios da Justiça, da Cultura e do Esporte, além da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Governo do Distrito Federal. Toda a programação será desenvolvida no Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti) e na Funai (SEPS Quadra 702/902, Projeção A, Edifício Lex).
Exposições, jogos e brincadeiras, inaugurações, mostra cinematográfica, lançamento de filmes, homenagens, tardes culturais, debates e uma série de outras atividades farão parte do evento. A solenidade de abertura acontecerá às 18h do dia 16, momento em que, segundo as tradições indígenas, o Fogo Sagrado será aceso.
Na mesma data, a partir das 19h, serão inauguradas três exposições, dentre elas, Jogos e Brincadeiras do Povo Kalapalo, composta por 84 fotografias que revelam diversos aspectos culturais dessa etnia do Alto Xingu (MT). A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) é a responsável pela montagem da exposição, que foi parcialmente cedida pelo Sesc/SP. As duas outras mostras serão Marechal Rondon - fotografias, documentos e filmetes e Soldados Indígenas da Amazônia.
No dia 17, às 10h, o secretário Sérgio Mamberti participará do debate Políticas Públicas de Cultura para Povos Indígenas, juntamente com o diretor de Assistência da Funai, Aloysio Guapindaia, e o gerente do Memorial dos Povos Indígenas, Marcos Terena. Nesse mesmo dia, às 19h, haverá o lançamento e a estréia do filme IX Jogos Indígenas, de Ronaldo Duque. Trata-se de um documentário da 9ª edição dos jogos dos povos indígenas, realizada em novembro de 2007, em Recife e Olinda, evento que reuniu cerca de mil indígenas de 33 etnias.
Confira a programação completa da Semana dos Povos Indígenas 2008, em Brasília, com os respectivos locais de realização das atividades.
No Maranhão
Com o tema Direitos Humanos e Políticas Indigenistas, será realizada, em São Luís, entre os dias 15 e 19 de abril, a 2ª Semana dos Povos Indígenas no Maranhão. O evento estimulará o debate em torno da realidade atual dos indígenas maranhenses, justamente nesse período em que se comemoram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A semana é uma promoção do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, em parceria com as secretarias de Agricultura, Direitos Humanos, Igualdade Racial, Fundação Nacional do Índio e organizações indígenas no Maranhão. As atividades serão realizadas no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e Teatro João do Vale, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
Dentre os temas em destaque, consta o das políticas e ações indigenistas direcionadas à educação, saúde, terras e meio ambiente. A cerimônia de abertura acontecerá às 19h do dia 15, no Teatro João do Vale, com a presença do governador Jackson Lago.
Além das mesas-redondas, o evento chamará a atenção em virtude das exposições em arqueologia, arte e artesanato indígena. Haverá exposições fotográficas e sessões de filmes etnográficos sobre os povos indígenas de várias regiões brasileiras. Cantos e danças de diferentes etnias presentes no estado do Maranhão serão apresentadas diariamente, sempre ao final da programação diária.
Veja a programação da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão.