quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Amazonas Índios discutem direção da Funai com representantes de Brasília

Amazonas
Índios discutem direção da Funai com representantes de Brasília

18 de fevereiro de 2010
Fonte: Portal Amazônia
Atualização Rosy Lee Brasil
MANAUS – Lideranças indígenas das etnias kokama, Mura, Apurinã e Sateré, que invadiram a sede a Fundação Nacional do Índio (Funai), na zona Centro-Sul, no último dia 8, estão reunidos com representantes de Brasília, desde as 14h de hoje (18), na sede da Fundação.
A reunião é para tratar sobre as reivindicações dos índios, que protestaram contra a mudança na coordenação regional do órgão.

Os índios reclamam da nova estruturação do órgão, realizada pelo presidente da Funai em Brasília, Márcio Augusto Freitas que exonerou o administrador Edgar Fernandes Rodrigues. Ele foi substituído por Pedro de Paula Ramos.

Segundo o administrador regional de Manaus, Edgar Rodrigues, durante suas férias em janeiro, surgiram mudanças vindas da sede em Brasília (DF). Segundo ele, os indígenas não concordam com algumas medidas adotadas.

- Houve a mudança de coordenador, no Amazonas, havia cinco administrações regionais, duas foram extintas. As outras foram transformadas em coordenações regionais. E três novas coordenações foram criadas no interior. A sede da Funai, em Brasília, nomeou outro coordenador para a cidade. A manifestação de hoje surgiu por conta disso - explicou. (FM/GC)