sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ambientalistas se revoltam com MP que favorece desmatadores

atualizado por Rosy Lee Brasil



Paulistanos comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente

/ edição do dia 05/06/2009 RSS O Portal de Notícias da Globo

05/06/09 - 21h09 - Atualizado em 05/06/09 - 21h09

Paulistanos comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente
Na Avenida Paulista, a mais famosa da cidade, a preocupação foi com o ar que respiramos. Um laboratório móvel indicou, em uma escala de 0 a 20, o nível de poluentes nos pulmões.

Tamanho da letra
A- A+


Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em São Paulo, onde os problemas ambientais são proporcionais ao tamanho da metrópole, cidadãos usaram a data para valorizar ações que podem ajudar a melhorar o planeta.

No céu, balões coloridos. No Dia Mundial do Meio Ambiente, eles levam sementes de árvores nativas da Mata Atlântica. Além disso, são feitos com um material que não vai agredir a natureza.

“A bexiga vai estourar, a semente vai cair na terra e vão nascer as raízes. Vai nascer um pé de ipê”, explica Beatriz Paes, de 8 anos.

Índios também participaram da festa. O ritual na Serra da Cantareira é para pedir proteção à floresta.

Na Avenida Paulista, mais famosa de São Paulo, a preocupação foi com o ar que respiramos. Um laboratório móvel indicou, em uma escala de 0 a 20, o nível de poluentes nos pulmões.

Walace, que sempre viveu e trabalhou na região central da cidade, descobriu como que seus pulmões já registram a presença de poluição. “Não tem para onde fugir. Você está exposto 24 horas por dia em São Paulo”, ele afirma.

Luciana e Laura estão fazendo a parte delas. As duas são vizinhas, trabalham juntas e dividem o meio de transporte.

“Além de estar colaborando com o meio ambiente, a gente ainda está economizando”, ensinam as vizinhas.

Nas grandes cidades, onde é impossível fugir dos efeitos da poluição, plantar uma árvore é importante. Uma árvore pequena pode até parecer que não faz assim tanta diferença, mas 10 mil árvores, plantadas por uma única pessoa, podem fazer a diferença.

Há cinco anos, o administrador Hélio da Silva plantou as primeiras mudas em um canteiro de uma das principais avenidas da Zona Leste e, desde então, vem ajudando a mudar a paisagem da região com menor índice de área verde da cidade.

“É o planeta que nos dá vida e eu sou muito grato a esse planeta. O mínimo que eu posso fazer é deixar esse planeta respirar um pouquinho melhor”, conclui Hélio.