sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ocupação de índios à Funai completa uma semana Já dura uma semana a ocupação pacífica de cerca de 300 índios ao prédio da Fundação Nacional do Índio (

Pará
Sexta-feira, 12/02/2010, 10:21h
Ocupação de índios à Funai completa uma semana
Atualização Rosy Lee Brasil

Já dura uma semana a ocupação pacífica de cerca de 300 índios ao prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Altamira. A notícia do fechamento de várias sedes da Funai no Estado fez com que 9 etnias de 18 aldeias localizadas na região do Xingu, ocupassem a sede do órgão federal, que fica localizada dentro do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com danças típicas e pintados para a guerra, os índios aguardam uma decisão do governo federal para sua principal reivindicação: a volta da Funai para Altamira. Ontem eles desobstruíram a rua que dá acesso ao campus porque teriam recebido ameaças. Todos os dias chegam mais índios das aldeias próximas e até do alto Xingu.

Em reunião nesta quinta-feira, o presidente do conselho indígena, Luís Xipaia, em conversa por telefone com a Funai em Brasília, decidiu que uma comissão formada por lideranças indígenas deverá ir à capital federal para uma reunião com o presidente do órgão. A data da viagem foi marcada para a próxima sexta-feira, com o encontro previsto para acontecer no dia 12. Enquanto isso, os outros índios prometem que irão continuar acampados no campus.