segunda-feira, 27 de abril de 2009


/ brasil / Miss Beleza IndígenaCELULAR RSS O Portal de Notícias da Globo

27/04/09 - 17h01 - Atualizado em 27/04/09 - 17h01

Índia terena vence concurso de beleza indígena em MS
Candidatas desfilaram com trajes típicos e acessórios feitos por elas.
Segunda e terceira colocadas também são da etnia terena.

Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra

Foto: Viviane Cunha/Fundação Manoel de Barros Índia terena Valéria Figueiredo, 18 anos, venceu o 1º concurso de Beleza Indígena do Pantanal (Foto: Viviane Cunha/Fundação Manoel de Barros) A índia terena Valéria Marcelino Figueiredo, 18 anos, foi a vencedora do 1º concurso de Beleza Indígena do Pantanal, que elegeu, no sábado (25), a índia mais bonita de Mato Grosso do Sul. Em segundo e terceiro lugar ficaram as também terenas Fernanda dos Santos Mendes, 17 anos, e Yasmin Nogueira Takaiama, 14 anos, respectivamente.



De acordo com a organização do evento, a participação das candidatas empolgou os espectadores. “A mulher indígena sofre duplamente o preconceito da sociedade, por ser indígena e mulher. O 1º Beleza Indígena do Pantanal exaltou a nossa beleza e mostrou a nossa riqueza cultural. Foi emocionante", diz a terena Silvana Dias de Souza, uma das idealizadoras do concurso.



saiba mais
Concurso de beleza elege índia mais bonita de MS No Dia do Índio, aprenda a fazer pratos típicos da cozinha indígena
--------------------------------------------------------------------------------
O concurso ocorreu em Campo Grande, no Parque do Sóter, e reuniu 17 candidatas das etnias ofaié, terena, guarany kaiwá, atikum, kadiwéu e guató. As concorrentes ao título foram escolhidas nas edições locais do Beleza Indígena realizadas nas aldeias. O processo foi acompanhado pessoalmente por Silvana.



As índias desfilaram com trajes típicos e acessórios produzidos por elas mesmas. Na torcida, membros das tribos lotaram o parque. Além de um prêmio simbólico em dinheiro, a primeira colocada ganhou uma televisão; a segunda colocada, uma câmera fotográfica digital; e a terceira, um book fotográfico.

Cidade no Amazonas tem a maior concentração de índios no Brasil

Agricultores aceleram colheita na Raposa Serra do Sol

mais g1...vivem cerca de 20 mil índios. A Polícia Federal e a Força Nacional...a Fundação Nacional do Índio (Funai) fará a distribuição das terras entre os índios. ?Para isso, iremos sentar com os...entidades que representam os índios no estado já planejam o...

Diferenças étnicas no Sri Lanka existem antes da chegada dos portugueses

mais g1...natural, principalmente por conta de sua proximidade com a rica Índia. E lá os portugueses também não ficaram até o país se tornar independente. Se no Brasil durou mais de 300 anos de domínio...feridos desde janeiro. Recentemente a ONU e autoridades da Índia pressionam o governo local, que tenta eliminar os Tigres...