segunda-feira, 27 de abril de 2009


/ brasil / Miss Beleza IndígenaCELULAR RSS O Portal de Notícias da Globo

27/04/09 - 17h01 - Atualizado em 27/04/09 - 17h01

Índia terena vence concurso de beleza indígena em MS
Candidatas desfilaram com trajes típicos e acessórios feitos por elas.
Segunda e terceira colocadas também são da etnia terena.

Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra

Foto: Viviane Cunha/Fundação Manoel de Barros Índia terena Valéria Figueiredo, 18 anos, venceu o 1º concurso de Beleza Indígena do Pantanal (Foto: Viviane Cunha/Fundação Manoel de Barros) A índia terena Valéria Marcelino Figueiredo, 18 anos, foi a vencedora do 1º concurso de Beleza Indígena do Pantanal, que elegeu, no sábado (25), a índia mais bonita de Mato Grosso do Sul. Em segundo e terceiro lugar ficaram as também terenas Fernanda dos Santos Mendes, 17 anos, e Yasmin Nogueira Takaiama, 14 anos, respectivamente.



De acordo com a organização do evento, a participação das candidatas empolgou os espectadores. “A mulher indígena sofre duplamente o preconceito da sociedade, por ser indígena e mulher. O 1º Beleza Indígena do Pantanal exaltou a nossa beleza e mostrou a nossa riqueza cultural. Foi emocionante", diz a terena Silvana Dias de Souza, uma das idealizadoras do concurso.



saiba mais
Concurso de beleza elege índia mais bonita de MS No Dia do Índio, aprenda a fazer pratos típicos da cozinha indígena
--------------------------------------------------------------------------------
O concurso ocorreu em Campo Grande, no Parque do Sóter, e reuniu 17 candidatas das etnias ofaié, terena, guarany kaiwá, atikum, kadiwéu e guató. As concorrentes ao título foram escolhidas nas edições locais do Beleza Indígena realizadas nas aldeias. O processo foi acompanhado pessoalmente por Silvana.



As índias desfilaram com trajes típicos e acessórios produzidos por elas mesmas. Na torcida, membros das tribos lotaram o parque. Além de um prêmio simbólico em dinheiro, a primeira colocada ganhou uma televisão; a segunda colocada, uma câmera fotográfica digital; e a terceira, um book fotográfico.

Nenhum comentário: