segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Minc diz que licença de usina de Belo Monte sai em fevereiro

Minc diz que licença de usina de Belo Monte sai em fevereiro
Usina será construída no Rio Xingu, no Pará.
Problemas ambientais foram resolvidos, afirma ministro.

Da Reuters

atualizado Rosy Lee Brasil
saiba mais
Falta 'muito pouco' para licença de Belo Monte, diz Minc Sting reencontra Raoni em SP e pede mais diálogo sobre usina de Belo Monte Belo Monte ainda pode iniciar geração em 2014, diz diretor da Aneel Índios protestam no Xingu contra usina de Belo Monte
--------------------------------------------------------------------------------
A licença ambiental inicial da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), deverá ser concedida em fevereiro pelo Ibama, informou nesta segunda-feira (18) o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.



"A expectativa é que no início de fevereiro seja resolvido, porque os grandes problemas ambientais foram sendo resolvidos durante o processo de licenciamento", explicou Minc a jornalistas após assinatura entre a Petrobras e a Gás Verde para uso do gás produzido no Aterro de Gramacho, no Estado do Rio de Janeiro.



Segundo Minc, o projeto original de Belo Monte poderia extinguir mais de 100 espécies de peixe. "O licenciamento é um processo no qual o objetivo principal é aperfeiçoar o projeto, e isso está sendo feito", disse.



Tanto o ministro como o colega da pasta de Minas e Energia, Edison Lobão, aguardavam a licença ambiental para novembro e chegaram a anunciar que isso ocorreria, o que poderia viabilizar em 2009 o leilão da usina que terá capacidade de gerar 11 mil megawatts. Sem a licença, o leilão ficou para o primeiro semestre de 2010, ainda sem data marcada.



"Faltaram vários complementos (para conceder a licença em novembro)... Os últimos complementos que a Eletrobrás deu foi na semana passada, ligados a parte de volume de água da usina", afirmou Minc, lembrando que o projeto original previa 4 usinas e o atual apenas uma.

Nenhum comentário: