sexta-feira, 10 de julho de 2009

Índios ocupam área no Paraná e reivindicam direito de posse

Índios ocupam área no Paraná e reivindicam direito de posse
Plantão | Publicada em 06/07/2009 às 19h15m
Gazeta do Povo
atualização Rosy lee Brasil
Comentários
CURITIBA - Aproximadamente 300 famílias de índios caingangue da Reserva Apucaraninha, no norte do Paraná, estão acampados desde o fim da semana passado em áreas de fazendas e sítios próximas a Tamarana. Eles reivindicam direitos sobre a posse dessas áreas, que eram terras indígenas e teriam sido loteadas pelos governos estadual e federal na metade do século. Os índios devem ficar acampados na região até estar definido um posicionamento da Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com uma das líderes da comunidade, Gilda Kuita, a comunidade indígena pede há muito tempo o que eles chamam de "devolução" das terras.

- Nossos velhos sempre nos disseram que aquelas terras são dos índios. Por isso estamos querendo aquilo que é nosso direito, de acordo com a documentação - explicou.

Ela afirmou que os indígenas possuem alguns documentos comprovando a posse das terras. Gilda afirmou que a luta pela posse da terra é longa.

- É uma longa história. Os governos da época da colonização foram tirando a terra dos índios para poder colonizar. Então o governo mesmo demarcou uma determinada área, que foi loteada posteriormente para fazendeiros e sitiantes - disse.

Eles prometem permanecer no local até que a situação seja resolvida.

- Não queremos brigas nem violência com os fazendeiros, mas vamos ficar até a Funai tomar alguma providência e vir fazer a demarcação - afirmou.

Segundo os indígenas, a legislação brasileira reconhece, há pelo menos 200 anos, que os índios tenham posse das terras que tradicionalmente ocupavam. Entretanto, ainda conforme a comunidade indígena, a União e o governo do Paraná reduziram a área das terras. Gilda não soube precisar a totalidade da área ocupada atualmente, mas afirmou que algumas terras em Tamarana são direito dos índios.

- Agora a nossa população está aumentando e a área que estamos ocupando está ficando pequena - disse.

Ivan Rodrigues, integrante da Comissão Nacional de Política Indígena, explicou que documentos e mapas antigos apontam como propriedade dos índios uma área maior que a ocupada atualmente.

- Os mapas e documentos revelam que a terra era indígena e foi loteada pelo governo federal e estadual ao longo do tempo - disse Rodrigues.

Ele afirmou que já houve promessas, há alguns anos, de que a demarcação da terra igual aos documentos e mapas originais seria realizada.

- Vamos convocar algum representante de Brasília para ver essa questão - afirmou.

O administrador da Funai em Londrina, Mário Jacintho, foi procurado mas ele não estava na sede da instituição durante a tarde e não tem telefone celular. De acordo com a Polícia Militar (PM) de Tamarana, a ocupação ocorre sem violência e com tranquilidade.

Nenhum comentário: