quinta-feira, 16 de julho de 2009

Universidade de Mato Grosso formará 90 professores índios

7/16/2009


atualização Rosy Lee Brasil






Educação

Universidade de Mato Grosso formará 90 professores índios na nesta semana

Unemat confere grau a licenciados de Ciências Matemáticas e da Natureza, Ciências Sociais e Línguas, Artes e Literatura.






A Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat realizará na próxima semana a cerimônia de conferência de grau a 90 professores índios de 22 etnias do Estado em Barra do Bugres. As solenidades começam na segunda-feira (13) com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, aula da saudade e apresentações culturais. Na terça-feira (14), às 9h no ginásio Arlindo Buck, será realizada a conferência de grau dos licenciados nos cursos de Ciências Matemáticas e da Natureza, Ciências Sociais e Línguas, Artes e Literatura.



Esta é a segunda turma de professores índios formados pela Unemat em cursos de graduação específicos e diferenciados. Na primeira turma, em 2006, 186 acadêmicos de 46 etnias diferentes e de vários estados brasileiros concluíram os cursos. Nesta turma dos 100 acadêmicos índios que começaram o curso de graduação em 2005, 90 estão se formando agora.



Uma terceira turma de professores indígenas de Mato Grosso está em formação pela Unemat por meio de parcerias com a Secretaria Estadual de Educação e a Funai. A turma de 40 acadêmicos de 12 etnias do estado começou os cursos em 2008 e deve concluir o terceiro grau em 2012.



Além disso, a Unemat está ofertando a segunda turma de especialização em Educação Escolar Indígena, que conta com 60 professores índios de Mato Grosso que estão fazendo em formação continuada. Na próxima semana começam também as etapas presenciais dos cursos de graduação e de especialização.



A educação superior indígena é ofertada pela Unemat por meio do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi) que vem trabalhando no sentido de abrir uma nova turma de graduação superior indígena no campus do Médio Araguaia em Luciara. O presidente nacional da Fundação Nacional do Índio, Márcio Augusto Freitas de Meira, já confirmou presença no evento.



A Unemat é a primeira universidade da América Latina a ofertar curso superior específico e diferenciado para indígenas, respeitando a diversidade étnica, cultural indígena. Os primeiros cursos de licenciaturas plenas nas áreas de Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais; Línguas, Artes e Literatura começaram a ser realizados em 2001.








Fonte: ExpressoMT com assessoria

Nenhum comentário: