quinta-feira, 16 de julho de 2009

NAÇÃO TERENA - ALDEADOS NO MUNICIPIO DE AQUIDAUANA.


NAÇÃO TERENA - ALDEADOS NO MUNICIPIO DE AQUIDAUANA.

Por serem agricultores e de índole pacífica, os índios Terena, quase sempre foram submetidos por outras nações mais guerreiras em uma tática de sobrevivência. Eles foram dominados pelos Guaicuru, em troca de produção de alimento, recebendo proteção contra outras tribos. Tinham uma submissão amistosa. Atualmente as comunidades estão concentradas na região noroeste de Mato Grosso do Sul. Pertencem ao tronco linguístico Aruak.
Foram os últimos a entrar na Guerra do Paraguai e pode ser este o motivo de não serem totalmente dizimados como outros povos. No pós-guerra voltaram a instalar-se nos antigos locais e entraram em competição com os criadores de gado, que naquele período começavam a adentrar a região. Foi então que passaram a ser mão-de-obra dos senhores brasileiros que foram favorecidos com territórios ocupados.Tiveram suas áreas invadidas e acabaram sendo despejados, sendo dispersos pelas fazendas do Mato Grosso do Sul.
No início do século XX, eles foram utilizados pelo marechal Rondon para a construção da linha telegráfica, do extremo Oeste do país até a Amazônia Ocidental. Foi o início do reagrupamento da comunidade em pequenas reservas demarcadas pelo próprio Rondon.
Os indígenas também participaram da construção da estrada de Ferro Noroeste do Brasil e da fundação de diversas cidades ao longo da via férrea, nos serviços mais pesados. Terminadas as obras os indígenas voltaram para a as reservas.
Atualmente possuem pequenas porções de terras insuficientes ao seu crescimento populacional. Com isso os homens são obrigados a sair para o trabalho pesado nas usinas de álcool, fazendas ou nas cidades com mão de obras barata e não especializada. As mulheres ficam em casa com as crianças, mas muitas saem para vender frutas e verduras ou trabalhar como empregadas domésticas.
O idioma terena ainda é falado na maioria das aldeias, apesar da grande convivência com o meio urbano nas cidades de Aquidauana e Miranda. O povo Terena está tentando resgatar sua cultura e, algumas comunidades mantêm suas tradições como a Dança do Bate Pau e a produção de cerâmica e tecelagem.
Mesmo com uma pequena área, sobressaem-se na agricultura, cultivando arroz, feijão, mandioca e milho, que são à base de sua alimentação. Plantam ainda o feijão de corda e o maxixe. O excedente de sua produção é levado paras as cidades, onde é comercializado.

Nenhum comentário: