sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Entrega da Usina de Belo Monte deverá atrasar em um ano, diz Lobão

16/12/09 - 16h47 - Atualizado em 16/12/09 - 17h09

Entrega da Usina de Belo Monte deverá atrasar em um ano, diz Lobão
Motivo é demora na concessão da licença ambiental, diz ele.
Com isso, entrega da usina deverá acontecer somente em 2015.

Alexandro Martello atualizado Rosy Lee Brasil

saiba mais
Falta 'muito pouco' para licença de Belo Monte, diz Minc Diretor de licenciamento do Ibama deixará o cargo Belo Monte ainda pode iniciar geração em 2014, diz diretor da Aneel Ibama ainda aguarda parecer técnico para licença de usina de Belo Monte
--------------------------------------------------------------------------------
A entrega da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), deverá atrasar em um ano por conta da demora na concessão da licença ambiental, informou nesta quarta-feira (16) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.



"Esperávamos obter a licença há algumas semanas. Como isso não aconteceu, vamos atrasar em um ano a construção da usina, que é uma espécie de jóia da coroa do sistema elétrico", afirmou o ministro durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Com o atraso, a entrega, antes prevista para 2014, deve ficar para 2015.

Ministro do Meio Ambiente

Na última semana, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que faltava "muito pouco" para a liberação da licença ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte.



"O prazo é quando todas as questões estiverem resolvidas, e estamos muito perto disso", afirmou Minc, sem revelar, porém, quando a licença poderia ser concedida.



Na ocasião, Minc disse que a licença seria dada "com o maior critério". "É uma obra muito polêmica, muito grande, mas vai sair porque é necessária para o Brasil", disse ele naquele momento.



A usina de Belo Monte é considerada um empreendimento essencial para garantir o abastecimento de energia do Brasil. O leilão da hidrelétrica estava previsto para ocorrer em 21 de dezembro, mas ficou para 2010 devido à não liberação da licença ambiental pelo Ibama.

Nenhum comentário: