sábado, 14 de novembro de 2009

Fazendeiros, corretores de terras e colonos disputam com índios xavantes uma imensa área que se espalha por quatro municípios de Mato Grosso.

Índios e fazendeiros disputam área em MT
Em 98, governo reconheceu direitos de xavantes e criou reserva.
Justiça determinou saída de não índios, mas fazendeiros recorreram.

Do G1, com informações do Jornal Hoje Atualização:Rosy Lee Brasil
Tamanho da letra
A- A+


Fazendeiros, corretores de terras e colonos disputam com índios xavantes uma imensa área que se espalha por quatro municípios de Mato Grosso.



Veja o site do Jornal Hoje



Para evitar um confronto, a Fundação Nacional do Índio (Funai) montou um posto de vigilância na entrada de uma aldeia improvisada, onde vivem 900 xavantes. Os funcionários da Funai dizem que já receberam várias ameaças dos fazendeiros.



Brancos e índios brigam há mais de 40 anos pelas terras de uma antiga fazenda. Dentro dessa área, existe até um vilarejo com mais de 800 habitantes que se recusam a sair. "A Justiça pode até determinar, mas nós vamos lutar até o fim da vida", diz um morador.



saiba mais
Secretário defende criação da polícia indígena no Amazonas Índios fazem curso para ajudar na proteção do meio ambiente em MS Futebol abre jogos indígenas no Pará Índios interditam balsa que liga Brasil ao Paraguai
--------------------------------------------------------------------------------
A fazenda foi vendida a uma multinacional e, depois, retalhada em propriedades menores. Em 1998, o governo federal reconheceu o direito dos xavantes e transformou a área em uma reserva.



Há dois anos, a Justiça mandou que todos os não índios deixassem a região. Mas os fazendeiros recorreram e continuam derrubando a floresta para criar gado e plantar soja.



De acordo com as investigações da Polícia Federal, a devastação atinge mais de 60% da reserva indígena. Depois que a floresta é derrubada, a área parece um deserto.

Um comentário:

Rosy Lee Brasil disse...

Fazendeiros, corretores de terras e colonos disputam com índios xavantes uma imensa área que se espalha por quatro municípios de Mato Grosso.Rosy Lee brasil diz :Defender e Proteger o que é Constituido porque eles estão de passagem destruindo tudo, e povos Indigenas ficam á merce da misseria . Se governo federal reconheceu o direito dos xavantes e transformou a área em uma reserva os indios não tem mesmo deixar que invadem Eu acretito na Justiça,isso que está acontecendo è mesmo que uma invação de sem terras,eles não tem terra para plantar sojá e criar gado invade as terras indigenas espero que á funai cumpri o seu papel de protegeros interesse indiginas xavantes.