domingo, 10 de abril de 2011

No mês dedicado ao índio, público poderá conhecer cultura da tribo Fulni-ô

Grande Recife // Dois Irmãos
No mês dedicado ao índio, público poderá conhecer cultura da tribo Fulni-ô
Publicado em 09.04.2011, às 13h22
Do NE10




Foto: JC Imagem atualizado Rosylee Brasil



A tribo Fulni-ô realizará apresentações no Parque Dois Irmãos até o dia 19 de abril

Para comemorar do Dia do Índio (19 de Abril), o Parque Estadual Dois Irmãos promove uma série de atividades a partir deste domingo (10). Quem for ao parque, além de conferir as apresentações de integrantes da etnia Fulni-ô, irá aprender um pouco mais sobre os costumes da cultura indígena e a sua influência na civilização urbana.

A programação também inclui passeios pela mata. Nas trilhas, o público irá aprender sobre os povos da floresta. Vale lembrar que 2011 é o Ano Internacional das Florestas. As trilhas pela mata podem ser agendadas para o período de 11 a 18 de abril. A inscrição custa R$ 4,00 por pessoa, além do custo do valor do ingresso do parque, de R$ 2,00. Exclusivamente no dia 19, as trilhas serão gratuitas e deverão ser agendadas na véspera, dia 18. Informações pelo telefone 81. 3183.5539.

Os índios da tribo Fulni-ô estão hospedados, até o dia 19 deste mês, nas dependências do Parque Dois Irmãos, na antiga Cidade da Criança. É lá que receberão os visitantes com apresentações do toré (sua dança de agradecimento) pela manhã e à tarde, e vão comercializar peças de seu artesanato típico, como bijuterias, chocalhos, maracás, brinquedos e outros artefatos.

FULNI-Ô - A tribo está localizada no município de Águas Belas, a cerca de 310 quilômetros do Recife. Além da fulni-ôs, o Estado possui cerca de 38 mil índios, distribuídos em 11 etnias. Os dados são da coordenação técnica da Funai em Pernambuco.

Nenhum comentário: