terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os índios querem que a coordenação administrativa da Funai continue no Paraná

Índios do Paraná realizam reunião em Brasília
Os índios querem que a coordenação administrativa da Funai continue no Paraná
09/02/10 às 18:43 | Redação Bem Para

atualização Rosy Lee Brasil Índios pedem apoio do Paraná para reverter decisão da Funai
A reunião realizada na tarde desta terça-feira (9), na sede da Funasa, em Curitiba, para discutir a nova estrutura da Fundação Nacional do Índio no Paraná, resultou no agendamento de reunião para a próxima quinta-feira (11), na presidência da Funai, em Brasília, com lideranças indígenas, representantes do Governo do Estado, do Ministério Público Estadual e autoridades da Funai.

A reunião de hoje durou mais de três horas e contou com a presença de membros dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, de funcionários da Funai de Curitiba e de Guarapuava, de representante da Funai de Brasília e outras pessoas vinculadas à causa indígena.

Os índios querem que a coordenação administrativa da Funai continue no Paraná. Reestruturação feita pelo Governo Federal, por meio do decreto nº 7.056, de 28 de dezembro de 2009, transformou as três regionais administrativas da Fundação no Estado em Comissões Técnicas. Duas outras regionais administrativas foram criadas no estado de Santa Catarina, às quais o Paraná ficou vinculado.

“A reunião foi tensa, mas abriu-se um canal de diálogo entre os índios e a Funai de Brasília. Com isso, esperamos que os ânimos se acalmem e que se possa chegar a um consenso a partir da próxima reunião”, afirma o promotor de Justiça Luiz Eduardo Canto de Azevedo Bueno, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção às Comunidades Indígenas.

Nenhum comentário: