terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Índios da Aldeia de Imbiriba interditam estrada de acesso à Praia do Espelho

Índios da Aldeia de Imbiriba interditam estrada de acesso à Praia do Espelho
Cobrança de taxa para acesso à Praia do Espelho, um dos principais atrativos da Costa do Descobrimento, está sendo interpretado por índios e moradores como um artifício criado para enriquecer pessoas ligadas à prefeitura

Atualizado Rosy Lee Brasil






PORTO SEGURO - Em protesto contra a taxa de visitação no valor de R$ 15,00 por pessoa cobrada pela prefeitura dos turistas que visitam a Praia do Espelho, uma das dez praias mais bonitas do litoral brasileiro, segundo o Guia Quatro Rodas, índios pataxó da Aldeia Imbiriba, próximo a Itaporanga, litoral sul de Porto Seguro, interditaram a estrada de acesso à praia na manhã desta segunda, 1º.


Parte da comunidade indígena, que sobrevive vendendo artesanato na beira da estrada, reclama que após a implantação da taxa as vendas caíram em cerca de 80%. “Essa cobrança é absurda. Estão tirando o nosso ganha-pão, mas só vamos liberar a estrada quando o prefeito Gilberto Abade suspender a cobrança da taxa ou pelo menos que o preço seja reduzido”, afirmou indignado o índio Arurauê, um dos líderes do movimento.

Ouvido pela reportagem do “Bahia Dia Dia”, um morador de Itaporanga, que preferiu não se identificar, disse que o projeto para a cobrança da taxa foi apresentado pelo prefeito e aprovado pelos vereadores, “sem qualquer consulta à comunidade”. “Eles estão pensando apenas neles, querem aproveitar o verão para arrecadar muito dinheiro dos turistas e visitantes ricos que vêm para cá”, denunciou.



Veja mais fotos da interdição da estrada.

Terça 02 Fevereiro 2010 - 10:23:02

Nenhum comentário: