segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que teve a licença prévia assinada nesta segunda-feira (1), não exigirá o deslocamento de índios que v

atualização Rosy Lee Brasil .construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que teve a licença prévia assinada nesta segunda-feira (1), não exigirá o deslocamento de índios que vivem na região do Rio Xingu, no Pará. “Não vai ter um índio deslocado. Eles serão impactados indiretamente, mas não terão que sair das terras indígenas”, disse hoje o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Entre as 40 condicionantes impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na licença prévia, nenhuma trata diretamente das populações indígenas. No entanto, de acordo com o diretor de licenciamento do instituto, Pedro Bignelli, as obrigações que o empreendedor terá que cumprir beneficiarão indiretamente os indígenas da região. “Várias da condicionantes atingem os índios, por melhorar a região como um todo”, afirmou.

A licença prevê a construção de casas, escolas e postos de saúde e investimentos em saneamento básico em municípios na área de influência da barragem. Também determina a elaboração e o acompanhamento de medidas que garantam a conservação da fauna e da flora da região e da navegabilidade do rio.

A diminuição da vazão do rio em um trecho que passa por uma terra indígena não vai prejudicar as populações locais, disse Bignelli. “O rio não vai secar”, completou. Segundo ele, o Xingu já tem uma vazão bastante variável, de 23 mil metros cúbicos por segundo na época da cheia a 270 metros cúbicos por segundo na seca, independentemente da construção da barragem.

Desde a década de 1970, quando começou a ser elaborado, o projeto de Belo Monte é alvo de críticas de comunidades tradicionais, lideranças indígenas e organizações ambientalistas. Um dos episódios mais conhecidos da polêmica aconteceu durante o 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em 1989, em que uma indígena contrária à usina ameaçou um funcionário da Eletronorte com um facão.

2 comentários:

Rosy Lee Brasil disse...

justiçã,Carlos Minc,Ministra da casa civil.Xingu. altamira.Amazonas.

desenvolvimento e crescimento sim destrição não
construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que teve a licença prévia assinada nesta segunda-feira (1), não exigirá o deslocamento de índios que vivem na região do Rio Xingu, no Pará. “Não vai ter um índio deslocado. Eles serão impactados indiretamente, mas não terão que sair das terras indígenas”, disse hoje o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Rosy Lee Brasil diz
Todo empreendimento de geração no Brasil precisa obter o Licenciamento Ambiental Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação. Para cada usina, são implantados programas de resgate de fauna, flora e sítios arqueológicos, toda população remanejada é indenizada e recebe assistência educacional e de saúde pública. qual é a garantia do povo da redondeza .eles serão impactados indiretamente.eles vão que sair na marra. Eu não sou contra o desenvolvimento e crescimento mas tudo tem limite. O projeto belo Monte conhecido como Volta Grande do Xingu Se À Construçao Da Usina Belo Monte XINGU. Altamira foi autorizada será totalmente modificada,cortando a volta grande inteira,abrindo canais imensos,do tamanho do canal Panamà,para poder desviar e cair no mesmo canal.Um projeto Absurdo ,se O Ibama.Edson Lobão deu aprovação prévia , vai ser á maior destruição da face da terra e um lugar que è A Primeira Maravilha do Mundo,Nenhum pais do mundo existe um lugar parecido, Serà Feita varias barragem O rio vai perder o seu principal trecho encachoeirado, uma parte dele vai ficar dentro d’água, e outra vai ficar sem água, completamente seca. As pessoas que moram Já estao saindo forçada vão porque não vão ter nem água de poço para beber. se obra for feita, pois, as pessoas não vão mais ter condições de morar na região. Quem estiver na área alagada tem que sair, quem estiver na área seca vai sair também, pois será impossível de viver. como eu disse anteriormente ,Volta Grande do Xingu – um dos locais mais maravilhosos do país, com seus 100 quilômetros de largas cachoeiras e fortes corredeiras, arquipélagos florestados, canais naturais rochosos,quem perde somos nos Brasileiros e á genealogia brasileira.Historia do Brasil.Rosy Lee Brasil

Rosy Lee Brasil disse...

desenvolvimento e crescimento sim destrição não
construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que teve a licença prévia assinada nesta segunda-feira (1), não exigirá o deslocamento de índios que vivem na região do Rio Xingu, no Pará. “Não vai ter um índio deslocado. Eles serão impactados indiretamente, mas não terão que sair das terras indígenas”, disse hoje o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Todo empreendimento de geração no Brasil precisa obter o Licenciamento Ambiental Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação. Para cada usina, são implantados programas de resgate de fauna, flora e sítios arqueológicos, toda população remanejada é indenizada e recebe assistência educacional e de saúde pública. qual é a garantia do povo da redondeza .eles serão impactados indiretamente.eles vão que sair na marra. Eu não sou contra o desenvolvimento e crescimento mas tudo tem limite. O projeto belo Monte conhecido como Volta Grande do Xingu Se À Construçao Da Usina Belo Monte XINGU. Altamira foi autorizada será totalmente modificada,cortando a volta grande inteira,abrindo canais imensos,do tamanho do canal Panamà,para poder desviar e cair no mesmo canal.Um projeto Absurdo ,se O Ibama.Edson Lobão deu aprovação prévia , vai ser á maior destruição da face da terra e um lugar que è A Primeira Maravilha do Mundo,Nenhum pais do mundo existe um lugar parecido, Serà Feita varias barragem O rio vai perder o seu principal trecho encachoeirado, uma parte dele vai ficar dentro d’água, e outra vai ficar sem água, completamente seca. As pessoas que moram Já estao saindo forçada vão porque não vão ter nem água de poço para beber. se obra for feita, pois, as pessoas não vão mais ter condições de morar na região. Quem estiver na área alagada tem que sair, quem estiver na área seca vai sair também, pois será impossível de viver. como eu disse anteriormente ,Volta Grande do Xingu – um dos locais mais maravilhosos do país, com seus 100 quilômetros de largas cachoeiras e fortes corredeiras, arquipélagos florestados, canais naturais rochosos,quem perde somos nos Brasileiros e á genealogia brasileira.Historia do Brasil