quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AM: índios ocupam sede da Funai contra mudanças no órgão

AM: índios ocupam sede da Funai contra mudanças no órgão
10 de fevereiro de 2010 • 19h11 • atualizado às 20h36
Atualização Rosy Lee Brasil
Cerca de 40 indígenas ocupam desde segunda-feira a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Manaus (AM). Eles protestam contra o Decreto 7.056, editado em 28 de dezembro do ano passado, que propõe a reestruturação da Funai.
A Funai pretende trazer para uma reunião com o presidente do órgão, Márcio Meira, um pequeno grupo de indígenas de Manaus. A fundação acredita que os indígenas ainda não receberam todos os esclarecimentos sobre o decreto que, segundo o órgão, amplia o atendimento aos povos indígenas em vez de reduzir, como acreditam os manifestantes. "Para atender às lideranças de Manaus e esclarecer que a reestruturação será benéfica para o atendimento e qualidade de vida dos povos indígenas, a Funai irá enviar um representante de Brasília para dialogar com os manifestantes e compor uma comissão para vir à capital federal", disse o técnico da Funai, Mayson Albuquerque.
Nesta quarta-feira, cerca de dez índios se reuniram em frente ao Ministério da Justiça, em Brasília, durante a posse do novo ministro Luiz Paulo Barreto, para protestar contra o decreto com faixas e chocalhos. "Estes manifestantes já estão em Brasília há mais de um mês. Um grupo que entendeu a reestruturação já voltou aos seus locais de origem, esse grupo que está lá é composto pelos poucos que resistem à reestruturação", alegou Albuquerque.
Segundo ele, não haverá redução no número de administrações regionais, como acreditam os indígenas. "A única redução prevista na nova estrutura é a de unidades gestoras, que acessam ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Serão 297 unidades locais que irão prover maior capilaridade à Funai, ampliando e reforçando a presença do Estado nas terras indígenas", disse.

Agência Brasil

Nenhum comentário: