terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Índios pedem apoio de Barbosa e vereadores contra fechamento da Funai

Online
Roberto Custódio

Índios reivindicam reabertura de escritório regional da Funai
Londrina
Índios queimam boneco de Lula e bloqueiam saída do Terminal de Ônibus
Protestos no período da tarde começaram na sede da Funai e seguiram no Calçadão. Vestidos para guerra, índios queimaram bonecos e não deixaram os ônibus saírem do terminal
18/01/2010 | 12:39 | atualizado em 18/01/2010 às 18:26 | Fábio Luporini e Fernando Araújo com informações de Simoni Saris
Atualizado Rosy Lee Brasil
Um grupo de índios das etnias Caingangue, Guarani e Xetás voltou a protestar nesta segunda-feira (18) contra o fechamento dos escritórios regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Paraná. No período da tarde, eles queimaram bonecos representando o presidente Lula e o presidente da Funai, Márcio Meira e bloquearam por 15 minutos o trânsito da Leste-Oeste e a entrada de ônibus do Terminal Urbano de Transporte Coletivo.
saiba mais
Índios pedem apoio de Barbosa e vereadores contra fechamento da Funai
Índios desocupam praça de pedágio em Jataizinho após 5 horas de protesto
Grupo de índios invade praça de pedágio da Econorte
Índios bloqueiam avenida em protesto contra fechamento da Funai em Londrina
Os índios iniciaram a passeata na sede da Funai na Avenida Celso Garcia Cid todos pintados e armados com lanças e arcos. No calçadão eles fizeram uma dança de guerra e destruíram os bonecos em frente a agência do Banco do Brasil. Em seguida rumaram até a esquina da rua João CÂndido com Leste Oeste e bloquearam o trânsito sob protestos dos motoristas. A polícia não interviu e 15 minutos depois eles deixaram o local.
“A Funai fechou os escritórios regionais e quer atuar no mesmo molde da Funasa, com núcleos de apoio. Mas esses polos base não funcionam, porque sempre têm que pedir liberação da coordenação”, reclamou o cacique da aldeia Laranjinhas, Márcio Lourenço. O índio afirmou que há muita burocracia nos núcleos de apoio, o que ocorre em menor escala nos escritórios regionais. “Isso leva dias para ser atendido.”
Lourenço explicou que a Funasa tem polos base em Londrina, Guarapuava e Paranaguá e que há burocracia no atendimento às reivindicações. “Com os escritórios, as coisas são mais rápidas. A gente sempre tem respostas imediatas”, disse. A manifestação dos índios será em frente ao Banco do Brasil. Os indígenas devem confeccionar panfletos nos próximos dias, para explicar para a população o motivo das reivindicações.
“A população acha que a gente é um bando de folgado e que estamos atrapalhando, mas os direitos são iguais. Queremos pedir a compreensão da população”, afirmou. A assessoria de imprensa da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Paraná divulgou a leitura de um manifesto por volta das 16 horas, em frente à sede da Funai, na Avenida Celso Garcia Cid.
Decreto
Os protestos são contra o decreto 7.056/09, assinado pelo presidente Lula em 28 de dezembro, que prevê a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a extinção das administrações regionais do órgão no Estado, assim como de todos os Postos Indígenas.
Na semana passada, os índios ocuparam por cerca de cinco horas a praça de pedágio de Jataizinho e liberaram o tráfego para motoristas, que passaram pelo local sem pagar a tarifa. Além disso, eles se reuniram com o vice-prefeito, José Joaquim Ribeiro, e com vereadores, para reivindicar apoio do executivo e legislativo municipais contra o fechamento da Funai na cidade

Um comentário:

Rosy Lee Brasil disse...

Rosy Lee Brasil diz:Os protestos são contra o decreto 7.056/09, assinado pelo presidente Lula em 28 de dezembro, que prevê a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a extinção das administrações regionais do órgão no Estado, assim como de todos os Postos Indígenas.[Reestruturação da FUNAI , Tem por destruturar as tribos INDIGENAS .PARA ,DESIMAREM .DESAPARECEREM ,ACABAR COM Á INDENTIDADE E A HISTORIA do Brasil.Rosy lee Brasil . --- Rosy Lee Brasil.CONSTITUIÇÂO FEDERAL DE 1988
A Constituição, em seu artigo 231, reconhece o direito originário dos índios às terras "imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições"O decreto do Executivo regulamenta o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73), que, entre outros princípios, garante às comunidades indígenas a posse permanente das terras que habitam, reconhecendo-lhes o direito ao usufruto exclusivo das riquezas naturais e de todas as utilidades existentes nessas terras.e quando se fala em demarcação de terra à demarcação as terras não é um ato constitutivo de posse, Quanto a recursos hídricos, como construção de usinas, o estatuto diz que as comunidades podem vetar esses projetos em suas áreas quando á possibilidade de risco . o pac na Amazonia a maior obra de aceleração do crescimento do governo federal .Um Sonho que Virou Pesadelo [Reestruturação da FUNAI , Tem por destruturar as tribos INDIGENAS .PARA ,DESIMAREM .DESAPARECEREM ,ACABAR COM Á INDENTIDADE E A HISTORIA do Brasil.Rosy lee Brasil.O BRASIL ESTA SENDO CONTRAPARTIDA PARA BOIS PIRATA .QUANTO VALE O BRASIL.AMAZONAS PEDE SOCORRO .EM FEVEREIRO MINC DIZ QUE VAI SAIR ASSINATURA DA BELO MONTE ,INTUIÇÂO JÀ SAI.SONHO DA DILMA RUSSEFF MINISTRA DA CASA CIVIL SE GANHAR À TODO CUSTO À PRESIDENCIA CONTRUIR UM NOVO ESTADO DENTRO DO AMAZONA LEGAL .REESTRURAÇÂO DA CASA CIVEL, ADMINISTRAÇÂO IBAMA,MINA ERNERGIA Edson Lobaõ JÀ . O ESTRAGO QUE FIZERAM SOMOS QUE VAMOS PAGAR.JÀ CAUSARAM PREJUIZO DE MAIS ALQUEM TEM QUE ACABAR COM AS FARRA DOS BOIS PIRATA.
"SUSTENTABILIDADE,DESCENVOLMENTO CRESCIMENTO DEMOCRATICO SIM, DESTRUIÇÂO NÂO"ROSY LEE BRASIL