sábado, 16 de janeiro de 2010

Indígenas Kaingang e Guarani de nove reservas dos três estados do sul ocuparam ontem a sede regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Chapecó

atualizado Rosy Lee Brsil
Sede da Funai é ocupada,Indígenas Kaingang e Guarani de nove reservas dos três estados do sul ocuparam ontem a sede regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Chapecó. As atividades da unidade foram paralisadas.

De acordo com o presidente do Conselho dos Caciques Indígenas de Santa Catarina, Albari José de Oliveira Santos, a ocupação faz parte de uma mobilização nacional dos indígenas contra o decreto presidencial 7.056, assinado em dezembro, que reestrutura a administração da Funai.

O cacique afirmou que a reestruturação foi realizada sem consulta aos indígenas e prevê o fechamento de várias unidades. Ele avalia que o atendimento pode ser prejudicado e só deixa o prédio após um acordo em Brasília.

Para o administrador regional da Funai em Chapecó, Pedro Possamai, isso não vai prejudicar o atendimento aos índios. Ele disse que a administração de Chapecó, que atende nove áreas indígenas, não será fechada.



Chapecó

Nenhum comentário: