quinta-feira, 4 de junho de 2009

‘Amazônia para Sempre’

Meio ambienteCELULAR RSS O Portal de Notícias da Globo

04/06/09 - 19h09 - Atualizado em 04/06/09 - 19h10

‘Amazônia para Sempre’ entrega a Lula manifesto com 1 milhão de assinaturas
Christiane Torloni e Victor Fasano apresentaram vídeo ao presidente.
Vitor Fasano defendeu a criação de uma ‘ciência da floresta’.

Fausto Carneiro
Do G1, em Brasília
Tamanho da letra
A- A+
Os atores Christiane Torloni e Victor Fasano entregaram nesta quinta-feira (4) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um manifesto organizado pelo movimento “Amazônia para Sempre” com um milhão de assinaturas em defesa da floresta. “O presidente não só assinou [o manifesto], como assinou ao lado [da assinatura] do Pelé”, disse a atriz.

Os atores disseram ter conversado com o presidente sobre a criação de um “PAC ambiental”, e a criação de uma “universidade da floresta”. “Queremos que o seringueiro e o filho do seringueiro sejam PhD em floresta, que o índio e o filho do índio sejam experts na criação de peixes. Queremos criar uma ciência da floresta”, disse Fasano. Na reunião, os atores apresentaram a Lula um vídeo sobre a região.


/ brasil / Meio ambienteCELULAR RSS O Portal de Notícias da Globo




A atriz Christiane Torloni e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a entrega do manifesto 'Amazônia para Sempre' (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)


saiba mais
Minc diz estar 'firmíssimo' no governo, apesar de 'bronca' de Lula Briga ambiental no governo não existe, diz Dilma ao deixar hospital Minc diz que vai resistir no cargo e volta a atacar ruralistas Pernambuco tem apenas 2,5% da área original de Mata Atlântica
--------------------------------------------------------------------------------
Christiane Torloni defendeu também a criação de varas judiciais ambientais, para tratar de questões relacionadas ao meio ambiente. Sobre a MP da Amazônia, quer permite ao governo doar ou vender terras sem licitação na região, a atriz disse que “não se pode dar terras a grileiros”. A MP foi aprovada nesta quarta (3) no Senado, com alterações em relação ä proposta original, defendida pela área ambiental.

“Há nove meses, esperamos por este momento [de entregar o manifesto com um milhão de assinaturas]. Não pode ser uma coincidência”, afirmou a atriz, referindo-se à votação da MP no Senado e ao dia mundial do meio ambiente, comemorado nesta sexta (5).

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse, após a reunião com os atores e o presidente Lula, que vai propor mudanças na MP.

Leia mais notícias de Brasil

Nenhum comentário: