sexta-feira, 29 de maio de 2009

Amazônia perdeu o equivalente a três parques da Tijuca

/ desmatamento
RSS O Portal de Notcias da Globo

29/05/09 - 09h36 - Atualizado em 29/05/09 - 09h38
Atualizado Por Rosy Lee Brasil

Amazônia perdeu o equivalente a três parques da Tijuca em abril, diz Imazon
Área devastada durante o mês foi de 121 quilômetros quadrados.
Numero representa queda de 22% em relação ao mesmo mês de 2008.

Do Globo Amazônia, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+
Um relatório lançado nesta sexta-feira (29) pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) indica que a Amazônia perdeu 121 quilômetros quadrados de floresta em abril. A área equivale a cerca de três vezes a área do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em comparação com o mesmo mês de 2008, houve queda de 22% na devastação.



Vigie a devastação da floresta usando o mapa do Globo Amazônia.








Caminhão de madeira ilegal apreendido no Pará. Grande presença de nuvens atrapalohou medição do desmatamento no estado. (Foto: Norberto Souza/Ibama-PA)
O instituto ressalta que, devido à cobertura de nuvens, não foi possível enxergar cerca de 65% da Amazônia nas imagens de satélite utilizadas. A medição do Imazon é feita paralelamente à do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao governo federal. Na avaliação da ONG, são considerados apenas os locais onde a floresta foi totalmente destruída. O cálculo das áreas parcialmente degradadas é feito de forma separada.

O instituto também divulgou a medição referente ao mês de março, que apontou 57 quilômetros quadrados de florestas derrubadas, o equivalente a cerca de três vezes a Ilha de Fernando de Noronha. Em comparação com março de 2008, houve queda de 50%.

Mato Grosso lidera

Em março de 2009, o desmatamento foi maior em Mato Grosso (39%) e Roraima (34%), seguido de Rondônia (13%), Acre (7%), Amazonas (6%) e Pará (1%). Em abril, 45% do desmatamento ocorreu em Mato Grosso, seguido do Pará com 32% e Roraima com 14% e os 9% restantes no Amazonas, Rondônia e Acre.

Na medição das áreas que sofreram degradação parcial, com queimadas ou retirada de madeira, o Imazon detectou 14 km² em março e 300 km² em abril. Como o instituto começou a detectar esse tipo de devastação em setembro de 2008, não é possível comparar os números com os mesmos meses do ano anterior.



Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar
a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail
globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail,
telefone e, se possível fotos ou vídeos.

Leia mais notícias de Amazônia

Um comentário:

Rosy Lee Brasil disse...

É uma vergunha nacional, se todos nos tomascemos uma atitude refere estas questões que vem acontecendo ñ só na Amazonia mais em outros Estado,á população se unir fazer protesto para caçar os responsaves que dão prejuizo á nosso pais.ao pouco amenizaria ,é revoltante para todos nós Brasileiros. porque somos nos que pagamos estes prejuizo em impostos . "O Brasil pra ser Capitalista Não prescisa ir á destruição".RosyleeBrasil