sexta-feira, 29 de maio de 2009

Caçadores buscam beija-flor raro para comer seu coração

/ Animais silvestres
RSS O Portal de Notcias da Globo

29/05/09 - 10h35 - Atualizado em 29/05/09 - 10h35

Caçadores buscam beija-flor raro para comer seu coração
Pesquisadores calculam que restam apenas 2 mil exemplares do mirabilis.
Pássaro da Amazônia peruana é mistura de colibri com pavão.

Do Globo Amazônia, com informações do Bom Dia Brasil
Tamanho da letra
A- A+


Em um dos pontos mais altos da Amazônia, onde ela se mistura com a Cordilheira dos Andes, agricultores peruanos convivem com uma raridade da fauna: o beija-flor mirabilis. O maravilhoso, como preferem chamar os especialistas em pássaros. Não é fácil encontrá-lo. É um animal exclusivo desta área. Ocupa uma faixa de 200 quilômetros de extensão, entre dois e três mil metros de altitude.



Visite o site do Bom Dia Brasil

saiba mais
Série mostra riqueza histórica da Amazônia peruana Museu peruano mantém 230 múmias de índios amazônicos Penhascos abrigam 'cidade dos mortos' na Amazônia peruana Entre Amazônia e Andes, ruínas revelam civilização anterior aos incas Amazônia peruana esconde a terceira maior cachoeira do mundo
--------------------------------------------------------------------------------
De acordo com os biólogos, atualmente não há mais do que 2 mil colibris mirabilis em toda a natureza. A população tem diminuído muito nos últimos anos. É que, embora seja uma espécie raríssima, é um animal muito perseguido pelos caçadores. O bichinho foi parar na lista dos mais ameaçados de extinção. A caça é para comer o coração do mirabilis - onde, segundo uma lenda, há propriedades afrodisíacas.

Um engenheiro agrônomo da região transformou seu sítio em reserva particular. Quer ajudar a proteger o animal. O beija-flor gosta muito de uma espécie de orégano da montanha que tem bastante na reserva. Gosta também de vasos com água açucarada. É desse jeito que alguns produtores costumam atrair colibris para suas chácaras.

O corpo tem cinco centímetros apenas. Mas medindo tudo, chega a 15. É que este colibri tem duas espátulas curiosas na cauda. Os estudiosos dizem que são armas de proteção contra os predadores naturais. É um pássaro diferente de todos os outros, único no mundo inteiro.



Se você vive ou viajou para a Amazônia e tem denúncias ou ideias para melhorar
a proteção da floresta, entre em contato com o Globo Amazônia pelo e-mail
globoamazonia@globo.com . Não se esqueça de colocar seu nome, e-mail,
telefone e, se possível fotos ou vídeos.

Leia mais notícias de Amazônia

Nenhum comentário: