quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Índios das etnias Xavante e Caiapó

13/01/10 - 20h10 - Atualizado em 13/01/10 - 21h18
atualizado Rosy Lee Brasil
Índios das etnias Xavante e Caiapó entram em conflito durante protesto
Funai não soube informar os motivos da briga, que teria deixado um ferido.
Índios fazem protesto em Brasília contra reestruturação da Funai.

Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília

Índios das etnias Xavante e Caiapó entraram em conflito nesta quarta-feira (13) durante manifestação em frente à Fundação Nacional do Índio, em Brasília. Lideranças indígenas estão reunidas desde segunda-feira (11) em frente à Funai para protestar contra um decreto que reestrutura o órgão.

Durante o conflito na manhã desta quarta, um índio Xavante teria ficado ferido. A Funai não soube informar o que motivou a briga, pois os funcionários da fundação estão impedidos de entrar no prédio sede desde terça-feira (12).



A assessoria da Funai disse, no entanto, que provavelmente o conflito foi provocado por desavenças culturais. "Os povos indígenas são completamente diferentes entre si nas suas culturas e tradicições. Essas diferenças podem, às vezes, provocar conflitos", afirmou ao G1.

Protesto

O decreto que causou indignação aos povos indígenas foi lançado, segundo o governo, para dar mais agilidade à fundação e prevê a criação de 3,1 mil cargos até 2012 - hoje, a instituição tem 2,4 mil funcionários. Segundo os líderes indígenas, contudo, a reestruturação é prejudicial aos seus povos.



saiba mais
Índios vão a Brasília protestar contra mudanças na Funai Índios reclamam da falta de entrega das cestas básicas da Funai Justiça suspende demarcação de terra indígena em MS Lula assina decreto que reestrutura Funai e prevê 3,1 mil novos cargos
--------------------------------------------------------------------------------
A assessoria da Funai informou que o presidente do órgão, Márcio Meira, está negociando separadamente com cada liderança indígena para evitar desavenças entre os índios e solucionar o impasse.


A principal reclamação é a de que a reforma acaba com os postos indígenas. Essas pequenas instalações, às vezes com apenas um funcionário, ficam próximas às aldeias, prestando assistência no dia-a-dia dos índios. “Os postos dão proteção às áreas indígenas. Agora não vão mais proteger nosso território”, afirma o cacique xavante Arnaldo Tsererowe, de Mato Grosso.

Nenhum comentário: