segunda-feira, 22 de junho de 2009

/ política / Café com o presidenteCELULAR RSS O Portal de Notcias da Globo

22/06/09 - 07h01 - Atualizado em 22/06/09 - 09h40

Governo propõe parcerias para desenvolvimento da Amazônia
No 'Café com o Presidente', Lula falou sobre programas do governo.
Ideia é combinar produção agrícola e preservação da floresta.

Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em seu programa de rádio semanal, o “Café com o presidente”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (22), sobre os projetos do governo para a Amazônia lançados na semana passada.

"Primeiro nós tínhamos lançado o Mutirão Arco Verde, que era uma ideia da gente diminuir o desmatamento na Amazônia. E para que não ficasse a ideia de que nós queríamos apenas proibir e castigar pessoas ou punir pessoas, lançamos o programa Terra Legal. E o programa Terra Legal significa que a gente vai regularizar quase 300 mil propriedades no campo, nos próximos três anos", explicou o presidente
Lula disse ainda que o governo quer trabalhar com os governadores da região Norte do país e com os prefeitos das 43 cidades que são responsáveis pelo maior percentual de desmatamento. "Uma parceria para que a gente combine a produção agrícola, a utilização correta da floresta para produzir madeira e, ao mesmo tempo, garantir que o governo federal vai contribuir com a população que vai preservar", afirmou.

De acordo com o presidente, o governo quer tratar os agricultores como parceiros e "estabelecer uma lógica de procedimentos entre o governo federal, o governo estadual, prefeitos e os produtores, para tirar proveito da manutenção da floresta".

O presidente também fez um balanço do programa Mais Alimento, lançado no meio do ano passado para ajudar a desenvolver a agricultura familiar no país e combater a crise da alta no preço dos alimentos.

"O incremento na produtividade, mesmo com as secas e enchentes, que tiveram impactos negativos nos resultados, foi de 7,8 milhões de toneladas. Na produção de leite, por exemplo, o aumento de produtividade chegou a 18,25% e na produção de mandioca foi de 13,4%", exemplificou.

Nenhum comentário: