quinta-feira, 21 de maio de 2009

Índios do Morro do Osso aguardam decisão do goverrno federal.Indios"caiguangues"

Índios do Morro do Osso aguardam decisão do governo federal


21/05/09

Por Paula Bianca Bianchi












Liminar vai, liminar vem e os índios caiguangues do Morro do Osso continuam no Morro do Osso. O grupo, que ocupou a área em 2004, espera por uma decisão do governo federal sobre a autenticidade do local como território indígena. Enquanto isso, parece fazer pouco caso das ações de reintegração de posse da prefeitura, que no começo de maio perdeu mais uma vez.

Na manhã desta quinta-feira algumas índias podiam ser encontradas tranqüilamente tecendo cestas de vime à sombra das árvores, conversando e apreciando a vista do Guaíba. A aldeia fica no topo do bairro Tristeza, entre o Sétimo Céu e a entrada do Parque Natural do Morro do Osso - uma das áreas mais visadas pelos especuladores imobiliários de Porto Alegre.

A prefeitura argumenta que os índios causam um grave dano ambiental ao parque, um dos restinhos de Mata Atlântica na cidade. Os caiguangues, que também ajuizaram uma ação na Justiça requerendo a posse da área de 127 hectares, alegam que o local já teria sido ocupado por seus antepassados.

Para o juiz federal Márcio Rocha, que analisou o recurso do Ministério Público Federal, a remoção não leva em conta qualquer estudo antropológico, de sustentabilidade ou qualquer aspecto de defesa dos interesses da comunidade caiguangue. “A relocação não é feita para uma área tradicionalmente ocupada pelos índios, sustentável e adequada, mas para qualquer área, desde que não seja o Morro do Osso”, afirma.

Em novembro os caiguangues acamparam em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Passo Fundo para ver se alguém tomava alguma providência. A ação resultou em um compromisso da Funai nacional de criar um grupo de trabalho (GT) para averiguar a situação do parque e da comunidade até o fim de julho.

Por enquanto ninguém se manifestou sobre o GT e mesmo a Funai gaúcha não tem muitas informações do andamento do caso em Brasília. “Eles se comprometeram em fazer um estudo para ver se essa área é ou não indígena”, explica o administrador regional do órgão, João Alberto. “Espero que façam.” E os índios caiguangues do Morro do Osso continuam no Morro do Osso.

Tags: caiguangues, índios, morro do osso

Um comentário:

Rosy Lee Brasil disse...

Concordo com v/c Rosane por traz de tudo isso é o dessenvolvimento e crescimento, estaõ inquivocado achando que espusando nossos indios de nossa terra vaõ trazer descenvolimento e crescimento ,á prova disso que já ta´ cheio de Indiosgentes alias indigentes espalhado sem era nem beira sem opição de vida .Estaõ fazendo politica contraria .As tribos Indigenas tinham que ser Indenizada e não os quilheiros . Intuição, vai chegar a hora que Indios Brasileiro vão pedir anistia .tantas coisas absurdas que antes nunca vi e nem se comenta contra os Indios.Despois que o Indio perdeu á tutela e responde pelos seus ato foi uma armação para que os Indio perdece seu proprio direito de direito e as terras .Não sei o que as autoridade de cada estado estão pensando .Não é dessa forma que nosso Pais vai se descenvolver com saude , educaçao aprova esta na cara uma mutidaõ de sem terra e que vive numa indugencia tamanha .antes de tudo os governadores e representantes tinham que preparar ,envesntir nos nossos Indios ,para que prevalesa seus interesse .Quanto á sociedade Nãõ devemos no cupar porque queremos sim descenvolmento e crescimento mais antes de tudo uma sociedade mais justa para prevalesa todos direito e principalmente dos Indio e é o verdadeiro dono terra e se investir preparar os Indio s .Saõ capaz ,Foram capaz de sobreviver ate hoje sem á custa de ninquem, e se tirar a terra que é a sua sobrevivencia e o que vai acontecer ,sem terra , Indigente ou viver as custa do governo ,penso que para as autoridade sai mais Barato . è uma Vergonha ,Que as autoridade de cada Estado Toma Vergonha porque cada autoridade de cada estado e o presidente de seu est. e respeite o ser Humano Nao è dessa forma quem vamos contruir o Brasil melhor ,Descenvolvimento ,crescimento .educação cidadania Crescem juntos tambem com os povos Indigenias doBrasil Que São Brasileiros, Mais Respeito pelos Cidadão Indigenas Brasileiros.