quinta-feira, 16 de abril de 2009

Evento busca fortalecer imagem positiva dos povos indígenas


15/04/09 - 19:24

I Fórum de discussões indígenas promovido pela Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc), por intermédio do departamento do curso de pedagogia acontece nesta quinta (16), a partir das 19hs00 no auditório da Instituição e colocará em pauta questões fundamentais à vida do índio, estreitando o conhecimento e fortalecendo a imagem positiva dos povos indígenas, focalizando as ações voltadas para educação, saúde, terras e meio ambiente, promovendo a reflexão da comunidade acadêmica.

Segundo a professora do curso de pedagogia, na disciplina de Educação Indígena e coordenadora do Fórum, Loany Larissa Ferreira da Costa, o evento terá participação de acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras e uma turma do 5º período de Psicologia. “O objetivo principal do evento é aprofundar o tema e conhecer um pouco mais sobre história, o direito e a cultura indígena proporcionando uma nova consciência do papel transformador que cada um possui” destacou.

O diretor geral da Unesc, professor Ismael Cury, destaca a importância do evento para a comunidade acadêmica e ao mesmo tempo ao povo indígena. “Nossa Instituição estará sempre de portas abertas para eventos dessa magnitude. Conhecer a realidade do povo Suruí é o primeiro passo rumo ao crescimento étnico e cultural” destacou.


Programação

Solenidade de abertura as 19:00h.
Palestra: “Índios Suruís: Uma abordagem histórica, sócio-educacional e ambiental”, com Almir Surui, coordenador etno-ambiental da COIAB e vice-presidente da ACT.

Fórum de discussão com representantes das instituições responsáveis pelas políticas e ações indigenistas, representantes indígenas e pesquisadores autônomos, onde serão colocadas em pauta algumas questões fundamentais à vida desses povos.

Joaton Surui – professor nota 10 – falará sobre sua experiência de vida e como conquistou o premio educador nota 10, um dos mais importantes da educação brasileira.

Durante o Fórum será realizada a exposição de artesanatos indígenas, apresentações culturais de teatro, paródias, inseridos pelo coordenador do curso de pedagogia, Professor Volmar Meia Casa.

Nenhum comentário: